Compartilhe nosso Player no Facebook e mostre para seus amigos o que você está ouvindo aqui, é como uma postagem, você pode excluir quando quiser !

Rádio Brilhantina é uma rádio filiada da Rede Web Rádio Épocas a sua rádio saudades.

O som dos anos 60


Nos anos 60 o rock deixou de ser o som dos jovens e começou a ocupar espaço nas paradas musicais de sucesso. A importância do rock nesta década já ia além das batidas dançantes e escandalosas, o rock havia se tornado uma forma de contestação social e ideológica.

A década é conhecida como a época dos “Anos Rebeldes”, devido ao rumo contestador que o ritmo havia aderido, que incitava o público jovem a questionar os valores mantidos pelas gerações passadas.

O marco inicial que culminou com a popularização do ritmo e a propagação da ideologia que o rock and roll iria oferecer nesta década se deu com quatro garotos de Liverpool. Quando os meninos do The Beatles estouraram nas rádios da Europa e dos Estados Unidos da América.

The Beatles – os garotos de Liverpool

No mesmo período do sucesso dos meninos ingleses despontava o americano Bob Dylan, cantor folk e ativista social, que contestava publicamente as políticas de guerra aplicadas pelo seu país na Guerra do Vietnã, e apoiava todas e quaisquer manifestações anti guerra ao redor do planeta.

Bob Dylan – caipira, fanho e rouco

Foi nesta levada humanista e  que organizaram o Festival de Woodstock, um símbolo contemporâneo de jovens que buscam liberdade de expressão, paz e amor.

O rock nos anos 60 foi agraciado por várias lendas que também merecem ser mencionadas: Rolling Stones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Jefferson Airplane, Led Zeppelin, The Doors e Pink Floyd.

No Brasil, em consonância com o movimento do rock and roll no mundo, surgiam nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e os Mutantes, que faziam parte da Tropicália. Que misturava o som das guitarras elétricas com os mais variados gêneros da música de raiz nacional.






Fonte:blog.estrela10.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado